O amigo sociopata.

Você está visualizando atualmente O amigo sociopata.

O amigo sociopata.


Há nesta vida diversos tipos de gente. O caráter de cada um está afeto às suas convivências, formação moral, familiar e convívio social. Mas há, independentemente desses fatores externos, aqueles seres humanos que já nasceram com uma inclinação natural para a desordem ou desvios de comportamento. São os que a psiquiatria denominam de sociopatas, pessoas que podem estar junto com você no mais simplório convívio, representando o mínimo ou o máximo de perigo, na escala de um simples encrenqueiro/ trapaceiro, a um serial killer.
O sociopata é uma pessoa que sofre de sociopatia, uma psicopatologia que provoca um comportamento impulsivo, hostil e antissocial. A sociopatia é classificada como um transtorno de personalidade que é caracterizado por um egocentrismo exacerbado, que leva a uma desconsideração em relação aos sentimentos e opiniões dos outros.
Um sociopata não tem apego aos valores morais e é capaz de simular sentimentos, para conseguir manipular outras pessoas. Além disso, a sua incapacidade de controlar as suas emoções negativas torna muito difícil estabelecer um relacionamento estável com outras pessoas.
Poderão haver dezenas ou, quiçá, centenas de sociopatas. Cada um com o seu estilo próprio, assim como mostram as novelas, no entanto, com a ajuda do site significado, destacarei os cinco principais sinais que caracterizam um sociopata para te ajudar a identificar um em seu convívio social.

1. Dificuldade em sentir empatiaDe acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Doenças Mentais (DSM-V), uma das características comuns entre os sociopatas é a falta da chamada inteligência emocional, ou seja, a capacidade de reconhecer e entender os sentimentos das outras pessoas.

2. Manipuladores e mentirosos compulsivosOs sociopatas criam mentiras indiscriminadamente com o instituto de alcançar determinados objetivos, manipulando as pessoas ao seu redor para isso.Fingir sentimentos, como alegria, culpa e tristeza, por exemplo, são comuns dos sociopatas como parte do processo de manipulação.

3. Falso encantoCarismáticos, simpáticos e encantadores. Por incrível que pareça, essas também são características comuns entre os sociopatas, no entanto, apenas superficialmente.Por ser manipuladores, os sociopatas aparentam ser agradáveis e amigáveis para conquistar a confiança das pessoas que desejam “usar”.

4. Extremamente impulsivosOs sociopatas vivem pelo prazer e são caracterizados por serem muito inconstantes, ou seja, agem por impulso. Podem mudar de objetivo de uma hora para outra, de acordo com a sua vontade ou com o “calor do momento”.

5. Extremamente egocêntricosPor acharem que nunca estão errados ou por não terem noção dos conceitos morais e éticos, os sociopatas possuem uma visão sobrevalorizada de si mesmos. Acham-se grandes merecedores das coisas, devido ao seu narcisismo exagerado.

Agora que você tem uma leve descrição do sociopata, fica mais fácil identificar aquele amigo sorridente e prestativo que nunca está errado e que pensa que o mundo gira em torno de si. Pois é, ele é um sociopata. Pode ser um simples trambiqueiro ou um assassino, tudo dependerá da oportunidade e da finalidade dos seus atos, que objetivam suas satisfações intimas.

Escrito por Armstrong Lemos, advogado com atuação no Maranhão, em 2018.